Boticas
Concelho de Boticas
Situado na zona noroeste de Portugal, o concelho de Boticas, correspondendo a uma parte da antiga terra do Barroso, pertence ao distrito de Vila Real. Foi criado em 1836, no âmbito da reforma administrativa e da divisão territorial nacional desencadeada pela Segunda Revolução Liberal de 1832. Apesar da fundação do concelho datar do século XIX, muitos são os vestígios que constituem a biografia histórica de Boticas.
Castros pré-históricos e variadíssimos monumentos romanos, como a estrada de Ardãos, são testemunha da presença de antigos povos na região. Uma das mais conhecidas tradições de Boticas tem que ver com o seu vinho, hoje conhecido como “vinho dos mortos”. Conta-se que as populações locais, aquando das invasões francesas, enterraram o seu vinho para evitar o saque, uma prática que continuou até aos dias de hoje.
A região é também conhecida pela sua rica gastronomia tradicional, à base, sobretudo, de pratos típicos confecionados com carne barrosã, que tem a proteção da denominação de origem, já famosa a nível nacional e internacional. A carne de porco merece destaque, sendo um dos alimentos mais relevantes na região.
Pela sua importância, a câmara municipal organiza todos os anos a Feira Gastronómica do Porco, em meados do mês de janeiro, um dos eventos de excelência de toda a região e uma das melhores feiras gastronómicas do país. O certame tem como principais objetivos a promoção da gastronomia do concelho e dos seus pratos tradicionais, impulsionando o desenvolvimento da economia local, contribuindo para uma eficaz valorização divulgação dos produtos da região barrosã.