Inaugurado em 2020 pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso tem focado a sua atenção em atrair turismo diversificado, aumentar a taxa de permanência dos visitantes e servir de complemento aos Postos de Turismo já existentes em cada município, concentrando e divulgando informação turística sobre todos.
Ainda que esteja localizado em Chaves, esta infraestrutura é parte integrante do plano estratégico de desenvolvimento turístico para a região, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega CIMAT em conjunto com os seis municípios do território (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar).
O edifício é praticamente autossustentável com destaque da madeira e vidro na sua construção, integrando-se harmoniosamente no espaço ajardinado (Jardim do Tabolado) onde está inserido. No interior do edifício os turistas têm à sua disposição vários equipamentos multimédia interativos destinados a, de forma interativa, mostrar a região a quem nos visita. Paralelamente este espaço conta ainda com uma área destinada a provas gastronómicas, onde é possível experimentar os magníficos produtos que a região produz.
Desde a sua abertura o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso já foi visitado por mais de 25 mil turistas, dos quais 13 622 ao longo do último ano.
Estes números demonstram o trabalho que a região tem vindo a fazer ao nível da promoção deste território que se afirma, cada vez mais, como destino turístico. Um excelente exemplo de projetos que beneficiaram dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).
Contactos
Morada
Alameda do Tabolado
5400-239 Chaves, Portugal
Telefone
+351 276 009 146 (Chamada para a rede fixa nacional)