O Capitão de Vidoeiro
Como e porquê apareceu o Capitão de Vidoedo? Foi através da sua luta e coragem contra os espanhóis que queriam invadir a região, chegando mesmo a instalar-se na zona da Silveira em Vila Pouca de Aguiar.
Um senhor teve uma brilhante ideia para os pôr dali para fora, sem usar qualquer arma de fogo. Juntou os seus rebanhos, pôs umas lanternas e umas campainhas em cada chifre dos animais e foram em direção aos espanhóis.
Encontrou-os perto da Barragem do Alvão. Estes, ouviram tanto barulho e, ao verem aquela confusão de luzes, imaginaram que seria um grande exército. Foram diretamente ao acampamento e fugiram da região.
Quando o rei ficou a saber de tal noticia, mandou chamar o senhor que teve tão brilhante ideia.
Este apareceu vestido com umas calças de burel, umas perneiras de palha e um avental de burel pelos ombros. Os guardas do rei, ao vê-lo chegar, não o queriam deixar entrar. Mas, quando ele se identificou abriram-lhe logo as portas.
O rei pediu-lhe para que ele contasse a sua história. Ele contou tudo ao pormenor e o monarca ficou comovido com toda aquela força e coragem. Perguntou-lhe o que é que ele queria como recompensa, se dinheiro ou um brasão. O homem escolheu o brasão, pois seria algo que permaneceria durante várias gerações, enquanto o dinheiro se gastava.
Assim, se explica o aparecimento do brasão e do nome do Capitão Vidoedo.