GO UP

Visit Alto Tâmega e Barroso

A Lenda do Senhor das Couves

A Lenda do Senhor das Couves

A aproximadamente oitocentos metros de Alfarela de Jales, situa-se um lugar chamado Covas. Foi nesses arredores que aconteceu esta lenda.

Há muitos anos, vindo de uma terra vizinha, seguia um moleiro a caminho de Alfarela, para aí entregar a farinha que transportava no seu burrito. Era o seu trabalho de há muitos anos e todos os dias passava por aquele caminho, conhecido por Covas.

Certo dia, no cimo de uma fraga, deparou-se com uma cruz, que tinha o Senhor crucificado, e, de cada um dos lados, uma imagem de Nossa Senhora.

Correu a contar o sucedido ao padre da aldeia, que não quis acreditar. Mas o moleiro foi tocar o sino da igreja para juntar as pessoas e pedirem ao padre para trazerem a cruz para a aldeia. Com muita devoção e em procissão trouxeram o Senhor crucificado. A lenda conta que a cruz era feita de granito, mas que se tornou leve como uma pena.

Esta é a lenda do Senhor das Covas que ficou com este nome por ter aparecido num lugar chamado Covas. Ainda se veem vestígios na fraga da cova onde estava suspensa a cruz com o Senhor.

Hoje este santuário está exposto no centro de Alfarela de Jales, onde, no dia onze de cada mês, se realiza a feira da aldeia.