Rota Margem dos Sentidos – PR11 CHV
$1 por pessoa
A pequena rota “Margem dos sentidos” é um percurso pedestre linear, com início junto à mesa informativa tátil localizada na margem direita do rio Tâmega, num espaço verde urbano que se acede pela Alameda de Trajano, a norte da ponte romana de Chaves (Ponte de Trajano), e termina junto à mesa informativa tátil situada na entrada sudoeste do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA).
Trata-se de um percurso acessível e inclusivo, que integra elementos de interpretação do espaço natural e ambiental existentes na envolvente do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, apelando à experimentação de uma dimensão sensorial na vivência destes espaços, e colocando-os em estreito diálogo com as obras de arte moderna e contemporânea que se encontram patentes, de forma permanente ou temporária, no museu. Este percurso pedestre estabelece, assim, uma ligação direta entre a ponte de Trajano sobre o rio Tâmega, o mais importante legado histórico do império romana a Aquae Flaviae, e a coleção de pinturas de Nadir Afonso, o mais importante legado contemporâneo.
Esta pequena rota segue um traçado praticamente plano, sem obstáculos, marcado com pavimento tátil direcional e pontuado por aparelhos de proximidade que transmitem informações áudio diretamente a telemóveis que tenham instalada a aplicação móvel Feel®Chaves. A aplicação Feel®Chaves fornece ainda informação sobre os principais pontos de interesse da Pequena Rota, abrindo uma porta de visitação ao MACNA e uma janela de sensações sobre o rio Tâmega.
-
Destino